Carnaval: Quatis de braços abertos para os foliões e com os serviços essenciais funcionando

Por em 09/02/2018

Três ambulâncias, sendo uma do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e as outras duas da Secretaria Municipal de Saúde, ficarão de prontidão do sábado a terça-feira de carnaval, de 15 horas até o começo da madrugada seguinte, nas imediações da Avenida Nossa Senhora do Rosário, palco principal dos eventos carnavalescos de Quatis. A medida visa atender possíveis casos de emergência.

Mesmo estando baseadas no local de desfile dos blocos carnavalescos, as ambulâncias poderão ser acionadas também com o objetivo de socorrer as chamadas de urgência provenientes de outros bairros da cidade.

Devido ao período de carnaval, o atendimento normal ao público nas repartições municipais foi previsto para se encerrar às 17 horas desta sexta-feira, dia 09 de fevereiro. O expediente será retomado às 8 horas da próxima quarta-feira, 14, com exceção das escolas e creches municipais, cuja reabertura acontecerá na segunda-feira da próxima semana, 19 de fevereiro. O fechamento das unidades de ensino na quinta-feira e na sexta-feira depois do carnaval não vai afetar o ano letivo de 200 dias e 800 horas, já que o calendário das escolas e creches foi programado prevendo a parada nestas duas datas.

O Hospital São Lucas, instituição responsável pelo atendimento de emergência na cidade, através de um convênio da Prefeitura de Quatis, que repassa mensalmente recursos para esta unidade hospitalar, vai reforçar a equipe de atendimento aos pacientes, principalmente entre a equipe de enfermagem e o grupo de atendentes. Haverá pelo menos um médico no pronto socorro a cada plantão. Desde o ano passado, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vem ampliando o convênio com o Hospital São Lucas, o que vem possibilitando também o aumento de cirurgias, exames e serviços.

Além dos 35 agentes da Guarda Municipal que vão estar trabalhando a cada um dos quatro dias de realização dos eventos carnavalescos, a corporação terá guardas de prontidão nas repartições públicas municipais, 24 horas por dias, no Centro Administrativo do Município, no próprio Hospital São Lucas, nos postos do Programa Saúde da Família, nas escolas e creches do Município, entre outras repartições públicas da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o serviço do recolhimento de lixo úmido e a coleta de materiais recicláveis não sofrerá qualquer interrupção.

A programação de recolhimento do lixo úmido é a seguinte: domingo (Centro – área comercial); terça-feira, quinta-feira e sábado (Centro, Jardim Pollastri, Bondarowsky, Mirandópolis, Pilotos e Barrinha); segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira (Santa Bárbara, Jardim Independência, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso, Boa Vista, São Benedito e Água Espalhada).

Por sua vez, a coleta seletiva de materiais recicláveis é feita nos  bairros Bondarowsky, Jardim Pollastri e Mirandopólis (às segundas-feiras); Santa Bárbara, Jardim Independência e Santo Antônio (terça-feira); Barrinha, Pilotos e Centro (quarta-feira); Falcão, Joaquim Leite, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso, Boa Vista, São Benedito e Água Espalhada (quinta-feira), além de São Joaquim e Santana (ambas na sexta-feira).