CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

A Prefeitura de Quatis inicia neste mês de novembro a campanha Novembro Azul, que visa conscientizar a população, em especial os homens, sobre a prevenção no combate ao câncer de próstata. Um dos principais objetivos da campanha é incentivar o diagnóstico precoce da doença e promover diversas atividades com o intuito de garantir a saúde e o bem-estar do homem.

A campanha surgiu, inicialmente na Austrália, em 2003, tendo o dia 17 de novembro como a data em que se celebra mundialmente o combate ao câncer de próstata. Atualmente, a doença é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Ainda de acordo com os dados do Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Vamos juntos abraçar essa campanha!

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.