Laço Rosa em conscientização ao Outubro Rosa

Caminhada no Jardim Independência marca comemorações pelo Dia da Mulher em Quatis

Por em 08/03/2018

As atividades comemorativas pelo Dia Internacional da Mulher tiveram continuidade em Quatis na manhã desta quinta-feira (08 de março), no bairro Jardim Independência, com uma caminhada em volta da quadra de esportes da comunidade, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Inicialmente, a caminhada sairia do Jardim Independência e terminaria na Praça Teixeira Brandão, no Centro, passando pelos bairros São Benedito, Santo Antônio e Nossa Senhora do Rosário, mas o trajeto foi alterado em razão da chuva. As mulheres presentes participaram ainda de atividades esportivas, recreativas e culturais (foto). O movimento teve o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

A programação pelo Dia da Mulher no Município começou na sexta-feira, através de um encontro na comunidade quilombola de Santana sobre a Lei Maria da Penha, prosseguiu ontem, quarta-feira, com a palestra para servidoras municipais no prédio da prefeitura a respeito do tema “Mulheres Empoderadas”, e encerrou com a caminhada de hoje.

A palestra sobre o tema “Mulheres Empoderadas” foi proferida pela coordenadora do Fórum de Prevenção e Enfrentamento a Violência contra a Mulher do Sul Fluminense, Maria da Conceição Soares. No mesmo dia desta palestra, só que à noite, na Escola Municipal Pessoa de Barros (Centro), a coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), Flávia Paiva, falou sobre as leis de proteção à mulher para alunas do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Este encontro teve a participação da ex-diretora do NIAM de Resende (Núcleo Integral de Atendimento à Mulher), Marcely Bastos.

Já na segunda-feira, 05, profissionais das áreas de saúde e assistência social do NASF (Núcleo de Assistência à Saúde da Família) tinham promovido uma roda de conversa no ginásio do bairro Nossa Senhora do Rosário. Para Flávia Paiva, as atividades realizadas em Quatis “além de conscientizarem as mulheres da cidade sobre seus direitos, ampliam também a divulgação dos serviços públicos existentes para que os casos de violência sejam denunciados e as vítimas recebam o acompanhamento especializado necessário”.

- Um levantamento especializado realizado no ano passado constatou que 50 por cento das mulheres brasileiras não denunciam os casos de violência doméstica e 18 por cento da população feminina do país desconhece os procedimentos corretos da Lei Maria da Penha, ou seja, ainda não sabem de que maneira funciona essa legislação, que está completando 12 anos de vigência. Por isso, uma das prioridades do trabalho da Prefeitura de Quatis na luta pelo fim da violência contra a mulher, é ampliar cada vez mais o volume de informações sobre a lei – declarou Flávia Paiva.