Caminhada em Quatis amplia ações pelo fim da violência contra a mulher

Por em 25/03/2019

Encerrando as atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, transcorrido no dia 08 de março, a Prefeitura Quatis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza nesta quinta-feira, 28, a terceira edição da caminhada “Nenhuma a menos, nenhum direito a menos”. A saída vai ser às 8h30m, próximo ao CRAS do bairro Jardim Independência (Centro de Referência de Assistência Social), de onde os manifestantes vão caminhar até a Praça Teixeira Brandão, no Centro da cidade, passando antes pelos bairros Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Na foto, a primeira edição desta caminhada, ocorrida no dia 08 de março de 2017.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Município, Rosana de Almeida, frisa que “a caminhada terá como objetivo principal despertar a atenção da população de uma maneira geral pelo respeito aos direitos das mulheres e o fim da violência contra elas”. Ela lembra que, desde o começo de março, diversas ações educativas já foram promovidas na cidade. Além de conscientizar a população, a programação de atividades realizadas durante este mês visaram também divulgar os serviços disponibilizados pela prefeitura de atendimento às mulheres vítimas da violência.

- No âmbito da administração municipal, estes serviços são oferecidos por meio do CREAS, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que dispõe de uma equipe multidisciplinar de profissionais para atender as mulheres com seus direitos violados e vítimas de violência. A divulgação da existência destes serviços, o local onde eles são prestados e de que maneira eles funcionam é de fundamental importância, no nosso entendimento, daí as atividades que estamos promovendo ao longo deste mês de março – declarou Rosana.

A programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, desenvolvida pela Prefeitura de Quatis, começou com ações educativas realizadas no CRAS do Jardim Independência e a distribuição de folhetos informativos na Praça Teixeira Brandão. Ocorreram ainda ações neste sentido na comunidade quilombola de Santana, no distrito de Falcão e na comunidade de Joaquim Leite, todas coordenadas por assistentes e orientadores sociais das duas unidades do CRAS, uma localizada no Centro e a outra no Jardim Independência, além do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Novos números de casos de violência contra a mulher no território brasileiro foram divulgados nesta segunda-feira, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com o objetivo de reforçar a importância das campanhas de prevenção e enfrentamento desta situação.

Segundo a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, as denúncias de violência contra a mulher cresceram 30 por cento no ano passado e, ao longo dos últimos seis anos, 6.393 mulheres foram mortas no Brasil. De acordo ainda com a Central de Atendimento, no mês de dezembro de 2018 foram registradas 391 agressões contra mulheres a cada dia e 974 tentativas de feminicídio em todo o país. No transcorrer do ano passado também, a Central recebeu 92 mil ligações com denúncias de violência e violação de direitos da mulher.

- A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência é o Disque 180 do Governo Federal, que funciona através de uma parceria com as prefeituras. Portanto, qualquer denúncia relacionada ao nosso Município para esta linha de denúncias será direcionada automaticamente para o CREAS. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone, a qualquer hora do dia ou da noite – concluiu a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Rosana de Almeida.