Bloco Feliz Idade fará chamado à paz e pelo fim da violência contra a mulher

Por em 08/02/2018

Uma das atrações do carnaval de rua em Quatis, o bloco da Feliz Idade, que é formado por idosos atendidos nos programas sociais coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, terá um reforço especial este ano entre os seus componentes: as crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos, também acompanhadas nas iniciativas de inclusão social da mesma pasta.

No total, cerca de 120 foliões vão se apresentar por esta agremiação, metade deles formada por moradores com mais de 60 anos de idade. O desfile do bloco Feliz Idade acontecerá no sábado, a partir das 16 horas, na Avenida Nossa Senhora do Rosário. Em 2018, segundo a secretária interina de Assistência Social e Direitos Humanos do Município, Irenea Helena da Costa, o bloco Feliz Idade fará um chamado especial à paz entre os povos, pelo fim da violência contra a mulher e contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

- A administração do prefeito Bruno de Souza abre um espaço importante para que os componentes do bloco Feliz Idade possam manifestar a alegria própria do carnaval, e, ao mesmo tempo, proporciona a este segmento da nossa população a possibilidade de  reivindicar o direito de todo e qualquer cidadão a conviver numa sociedade sem violência, ampliando dessa maneira as ações voltadas à convivência fraterna entre as pessoas e ao exercício da cidadania  – disse a secretária interina.

Entre as atividades oferecidas semanalmente os idosos cadastrados nas duas unidades do CRAS de Quatis (Centro de Referência de Assistência Social), uma delas localizada no Jardim Independência, bairro situado acima da linha férrea, e a outro no Centro da cidade, estão aulas de dança, música, artes manuais, teatro, poesia e rodas de conversa.

Além das oficinas, os idosos contam com acompanhamento permanente disponibilizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, como psicólogos, técnicos de referência, orientadores e assistentes sociais.

Os programas destinados pela Prefeitura de Quatis ao segmento da terceira idade reúnem moradores dos seguintes bairros e distritos do Município: São Benedito, Santo Antônio, Jardim Independência, Falcão, São Joaquim, Santana, Joaquim Leite, Centro, Mirandópolis, Pilotos, Barrinha, Jardim Pollastri, Lavapés e Bondarowsky, entre outras comunidades.