• Brasão Prefeitura de Quatis
  • Prefeitura
    de Quatis
  • Rua Ana Ferreira de Oliveira, N° 47, Bondarowsky

  • Atendimento:
    08:00 às 17:00

  • Telefone:
    (24) 3353-2918

Menu Principal

Notícias

Análise reafirma qualidade da água distribuída aos moradores de Quatis

Por em 12/06/2019

         Analises técnicas realizadas recentemente pela Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, confirmaram a potabilidade da água distribuída pelo sistema de abastecimento do Município. Segundo os resultados do levantamento, que se encontram à disposição dos moradores da cidade nas instalações da Secretaria de Obras, ao lado do centro administrativo da prefeitura, a água está dentro dos padrões de normalidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o consumo humano.

          A coleta das amostras relacionadas à mais recente análise ocorreu nos seguintes pontos: estação de tratamento de água do bairro Bondarowsky, Rua Abraão Ribeiro Filho (Bairro Pilotos), CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário), Rua Alexandre Pollastri (Jardim Pollastri), Rua E (Loteamento Céu Azul), Rua Alfredo Sampaio (bairro Mirandópolis) e Rua F (Loteamento Santa Bárbara). O recolhimento das amostras aconteceu em diferentes horários da manhã e da tarde, entre 9h30m e 15h30m do mesmo dia.

         O secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município, César Salazar, declarou que, entre outros critérios avaliados durante a análise técnica, estiveram os seguintes: coliformes fecais, cloro residual, PH, cor aparente e turbidez. Ele frisou que “os resultados do levantamento comprovam a eficiência do sistema de tratamento de água da cidade, que começa com a captação da água bruta nos mananciais e termina na distribuição aos imóveis de Quatis”.

          - A Prefeitura de Quatis não apenas vem realizando  investimentos importantes no sistema de tratamento, como também tem trabalhado no sentido de que os moradores recebem em suas torneiras uma água de qualidade e própria ao consumo humano. Com base nos resultados das análises que fazemos todo mês, através de amostras coletadas em pontos estratégicos do sistema, podemos afirmar: o objetivo de distribuir água de qualidade às famílias de Quatis vem sendo alcançado plenamente – declarou Cézar Salazar, acrescentando que a portabilidade da água em Quatis é analisada pelo Laboratório Oceanus, empresa contratada pela prefeitura e registrada junto ao INEA (Instituto estadual do Ambiente).

Para tratar a água e distribuí-la aos imóveis de Quatis, a prefeitura realiza a captação no Rio Paraíba do Sul e na Represa dos Limas. Durante a fase de tratamento na estação do bairro Bondarowsky, a água bruta retirada dos mananciais passa pelas etapas de eliminação das partículas sólidas e micro-organismos que poderiam causar doenças ao organismo humano, entre outros procedimentos. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, apesar de água chegar tratada aos imóveis do Município, “é recomendável que ela seja filtrada antes de ser consumida e que os reservatórios das residências ou estabelecimentos sejam lavados regularmente”.