Agentes do grupamento ambiental participam de curso sobre prevenção e combate a incêndios

Por em 15/04/2019

Três agentes do grupamento ambiental da Guarda Municipal, cuja formação teve início efetivamente a partir de dezembro do ano passado, através de um processo de seleção realizado pela Prefeitura de Quatis, participaram, na semana passada, de um curso sobre prevenção e combate a incêndios, promovido no Parque Nacional do Itatiaia. O curso foi ministrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade, autarquia subordinada ao Ministério do Meio Ambiente.

Participaram do curso as agentes nomeadas do grupamento ambiental de Quatis Júlia Maria Silva Maia, Juliana dos Santos Souza e Helen Farias da Silva. Em breve, as três vão repassar os ensinamentos obtidos no curso para os outros 17 guardas municipais que foram classificados no processo de seleção para o grupamento ambiental. Atualmente, o grupamento ambiental é formado por seis agentes, mas este número poderá ser ampliado, mediante a disponibilidade financeira da prefeitura e a demanda de serviços no setor.

Quatro unidades de conservação ambiental se localizam no território de Quatis. São elas: Área de Proteção Carapiá, Parque Natural Municipal Horto dos Quatis, Refúgio da Vida Silvestre (as três situadas na área urbana) e Parque Natural Municipal Ribeirão de São Joaquim, localizada na zona urbana. O curso capacitou os guardas ambientais para as ações de prevenção e combate a incêndios não só em unidades de conservação, mas também em áreas verdes.

Durante a formação ocorrida na semana passada, as três representantes do grupamento ambiental da Guarda Municipal de Quatis receberam ensinamentos sobre os módulos de “planejamento e manutenção de trilhas”, “manutenção e manuseio de ferramentas e equipamentos”, além de “comportamento do fogo”, entre outros itens. Criado em 2007, o Instituto Chico Mendes integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente, tendo, entre suas atribuições, “propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação federais”.

Para a secretária de Meio Ambiente do Município, bióloga Edna Azevedo, “o aprendizado proporcionado ao grupamento ambiental pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade vai enriquecer ainda mais o conhecimento dos agentes na prevenção contra possíveis episódios de fogo na mata em Quatis”.

- Os episódios de fogo na mata costumam ocorrer com mais intensidade na época da estiagem, trazendo prejuízos à preservação do meio ambiente e acarretando riscos à saúde da população, entre outras consequências. Com a capacitação proporcionada aos agentes do grupamento ambiental sobre prevenção e combate a incêndios, o grupamento ambiental da nossa cidade aprimora seus conhecimentos para enfrentar a possível ocorrência de episódios desta natureza – declarou a secretária.

Edna Azevedo lembrou que, em 2017, por exemplo, a Prefeitura de Quatis enfrentou pelo menos quatro episódios de fogo na mata, registrados nas regiões do Glicério e do Loteamento Bela Vista; às margens da Rodovia RJ-159, no trecho entre o Bairro Pilotos e o distrito de Falcão; e na estrada que liga a área urbana ao distrito de São Joaquim, próximo aos antigos galpões da CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras).

Desde dezembro passado, quando ocorreu a nomeação dos seis primeiros guardas municipais, a Prefeitura de Quatis já promoveu duas capacitações destinadas ao grupamento ambiental, a primeira delas sobre o tema “animais peçonhentos” e a outra a respeito da legislação relacionada a conhecimentos básicos sobre microempresas e emissão de alvarás no âmbito municipal. A Secretaria de Meio Ambiente do Município reafirma que o programação de capacitação do grupamento ambiental vai ser permanente e outros cursos serão realizados ainda este ano.