Administração: concursados admitidos, salários e dia e vale direto na conta do funcionalismo

Por em 11/01/2019

Nos dois primeiros anos da atual administração do prefeito Bruno de Souza (2017-2018), a prefeitura elevou para mais de 400 o número de servidores aprovados no concurso público de 2015 admitidos para trabalhar nas repartições municipais. A ampliação do quadro efetivo de funcionários concursos foi destacada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), entre as ações que se tornaram realidades, a partir de janeiro de 2017, na área da Secretaria Municipal de Administração.

Inicialmente, o concurso ofereceu 316 vagas e o prazo de convocação dos aprovados terminaria em janeiro do ano passado. Mas o prefeito prorrogou o prazo por mais de dois anos, e agora os que passaram no concurso poderão ser chamados até janeiro do próximo ano (2020).

A convocação de uma quantidade maior de servidores concursados além do limite inicialmente fixado tem sido possível graças às mudanças no lotaciograma (quadro disponível de vagas para concursados na administração municipal). Toda vez que constatar a necessidade de mais profissionais nas secretarias, o prefeito pode solicitar autorização legislativa à Câmara de Vereadores visando ampliar a quantidade de vagas disponíveis, dentro, é claro, do prazo de validade do concurso. Com a realização do concurso, por exemplo, a Guarda Municipal (foto) convocou mais de 40 agentes para a corporação.

Foi o que ocorreu no ano passado, por exemplo, quando a prefeitura precisou de mais 90 profissionais na área da educação. O concurso em vigor abriu vagas para os setores da educação, saúde, assistência social, administração, obras, ordem urbana, e meio ambiente, entre outros segmentos.

- Uma análise sobre as ações área da administração pública, de janeiro de 2017 a dezembro de 2018, nos permite entender que, apesar da crise econômica nacional, cujos reflexos agravaram ainda mais o desemprego no Brasil, o poder executivo municipal acabou gerando mais de 400 postos de trabalho através da chamada de profissionais concursados. E o controle rigoroso das despesas realizado pela nossa administração nas contas da prefeitura vem assegurando as condições necessárias ao pagamento em dia dos salários dos servidores, não havendo a necessidade de redução de quadros, ao contrário de outras cidades. Ou seja: o emprego foi preservado – declarou o prefeito Bruno de Souza (MDB).

Desde janeiro de 2017, os salários do funcionalismo sempre foram liberados dentro do prazo constitucional (até o quinto dia útil do mês subsequente) e, em alguns meses, até mesmo antes deste período.

A prefeitura ainda adaptou os vencimentos do magistério municipal aos pisos nacionais dos professores (docente I, docente II e docente III); mudou o sistema de pagamento do vale-alimentação, que antes era pago mediante cartão magnético, e agora tem os recursos depositados diretamente na conta bancária dos servidores atendidos com o benefício; antecipou em 2017 e 2018 o pagamento do décimo-terceiro salário dos servidores e vem mantendo a folha de pagamento de salários abaixo do limite máximo estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal.

- O nosso plano de melhorias para o funcionalismo público prevê outras ações, mas precisamos ter responsabilidade com a aplicação do dinheiro público e tornar realidade essas melhorias segundo a disponibilidade financeira. Graças a nossa seriedade na administração da verba pública, não tivemos que demitir funcionários e os salários são depositados rigorosamente em dia – declarou Bruno, concluindo o balanço sobre o trabalho da Prefeitura de Quatis, durante o biênio 2017-2018.