Prefeitura de Quatis

Menu Auxiliar
Entre em Contato - Ouvidoria
Assessibilidade

Ação emergencial contra chuva é realizada no bairro Água Espalhada Por em 22/02/2018

Cinco operários da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos foram mobilizados esta semana para a realização de uma ação emergencial contra chuvas no Água Espalhada, bairro situado na área urbana de Quatis, acima da linha férrea, na parte alta do Município.

Com a forte chuva ocorrida na cidade no final da tarde do domingo passado, a grande quantidade de água proveniente dos morros localizados às margens da Rodovia RJ 143 fez com que uma manilha da rede de águas pluviais se rompesse, provocando a abertura de uma cratera no quintal de uma residência das proximidades.

A manilha fica ao lado do muro da moradia afetada. Devido ao seu rompimento, a água invadiu o terreno da casa por baixo do muro, que ficou sob o risco de desmoronamento em razão do problema. Por determinação do prefeito Bruno de Souza (MDB), que acompanhou pessoalmente a realização dos trabalhos, quatro novas manilhas doadas pelo DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagens do Estado do Rio de Janeiro) foram colocadas na rede (foto), cuja água da chuva desemboca em um ribeirão abaixo da residência e posteriormente é lançada no Ribeirão dos Quatis. A rede de águas pluviais recuperada passa sob a Rodovia RJ 143, que liga Quatis ao distrito de Amparo, em Barra Mansa.

- Ao longo do ano, a Prefeitura de Quatis prioriza as medidas de prevenção contra chuvas, mas entre outubro e março mantemos um esquema especial de prontidão para atender possíveis emergências durante este período em que os temporais costumam cair com mais intensidade. O serviço realizado nesta semana, no bairro Água Espalhada foi emergencial, uma vez que a manilha se rompeu diante da grande quantidade de água proveniente dos morros das proximidades, e tivemos que agir imediatamente para diminuir a possibilidade de novos transtornos – declarou o prefeito.

Para a realização deste serviço, a Prefeitura de Quatis utilizou seis caminhões de escória e um caminhão de terra. Os operários encarregados do trabalho atuaram com o auxílio de uma máquina retroescavadeira e dois caminhões.

O prefeito Bruno de Souza lembra que os telefones para contatos com a Defesa Civil do Município no caso de ocorrências provocadas pelas chuvas são os seguintes: 3353-6266, 999366737 (ambos, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados), além do número 3353-6250 (segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas).