Iniciativa contra a dengue mobiliza 12 cidades do Sul do Rio de Janeiro

Uma mobilização regional contra a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya, será realizada nesta sexta-feira (27), em 12 cidades do Sul do Rio de Janeiro. O objetivo é alertar a população sobre a importância da prevenção e o controle das doenças.

A ação vai acontecer em Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real,Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda. As secretarias municipais de Saúde de cada município são responsáveis pela programação, que inclui caminhadas com panfletagem, mutirão de limpeza, tendas informativas, concursos em escolas, apresentação de teatro, visitas domiciliares e vídeos explicativos.

A iniciativa é do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde do Médio Paraíba, órgão da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, articulada pela Comissão Intergestores Regional do Médio Paraíba (CIR/MP). As informações são da assessoria de comunicação da prefeitura de Volta Redonda.

Confira a programação em cada cidade
Volta Redonda: panfletagem na feira do bairro Conforto, de 8h ao meio-dia.

Barra do Piraí: início das ações nas escolas públicas, com panelaço, caminhadas, atividades com a temática dengue; mobilização através das redes sociais, com divulgação de agenda de visitas em domicílio, informativos, medidas de prevenção e canal para denúncias; atividades nos bairros com maiores incidências de notificações e na praça central da cidade.

Barra Mansa: panfletagens, visitas a estabelecimentos e orientação a pedestres, com participação de 110 agentes, que caminharão pelo Centro a partir de 9h; concentração será na Praça da Matriz, também no Centro.

Itatiaia: duas tendas no Centro para distribuição de material educativo e orientação sobre o ciclo de vida do aedes aegypti; ação educativa com os alunos da rede pública com exibição de vídeos para crianças e produção de trabalhos sobre o tema.

Pinheiral: visitas domiciliares e mutirão de limpeza nos bairros, além de distribuição de materiais informativos na praça ao lado prefeitura.

Piraí: panfletagem e orientação sobre as medidas básicas para evitar a proliferação do mosquito transmissor das doenças nos bairros Arrozal e Ribeirão das Lajes, além de divulgação de dados epidemiológicos nas comunidades.

Porto Real: visitação nas casas de alunos da rede pública sorteados, que receberão prêmios caso não haja nas residências focos do mosquito que transmite as doenças.

Quatis: apresentação do espetáculo teatral “A Família descuidada”, na Praça Teixeira Brandão, de 8h ao meio-dia, além de exposições de redações sobre a dengue nas escolas; também haverá apresentação de paródia de alunos da rede pública sobre dengue e tenda com informações e panfletagem.

Resende: mutirão na região dos bairros Vicentina I e II, Santo Amaro e Vila Nova.

Rio Claro: apresentação da peça teatral “Cuidado com o que pensa e o que não faz”, no Centro Municipal de Ensino São José, no bairro Vila Velha.

Valença: mobilização da população no Centro da cidade, com caminhada com cartazes, panfletos e apresentação de teatro.