Idosos do Grupo Feliz Idade visitam Caravana da Ciência

Idosos residentes em bairros da área central de Quatis, e acompanhados pelo “Grupo Feliz Idade” da unidade do CRAS localizada na Avenida Euclides Guimarães Cotia 78 (Centro de Referência de Assistência Social), participaram, na manhã desta sexta-feira, 11, de uma visita à Caravana da Ciência, cujas atividades no Município começaram anteontem (quarta-feira), e terminam hoje, sexta. A Caravana da Ciência está instalada no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário).

Acompanhados pela assistente social Natália Peixoto (segunda da direita para a esquerda, na foto) e o orientador social Willian de Carvalho, ambos da equipe do CRAS do Centro, os idosos puderam conhecer de perto novos experimentos e aprendizados disponibilizados, nas áreas de ciência e tecnologia, aos estudantes e demais moradores de Quatis através da Caravana da Ciência.

A Caravana da Ciência veio para o Município por meio de uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, via CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Rio de Janeiro), e a Prefeitura de Quatis, que cedeu o local e toda a infraestrutura necessária.

Para a coordenadora do CRAS do Centro, assistente social Flávia Paiva, “a visita desta sexta-feira representou para este segmento da terceira idade da cidade outro passo importante do trabalho da prefeitura voltado a garantir a inclusão social das pessoas com mais de 60 anos, proporcionando-lhes assim a oportunidade de reforçar os seus conhecimentos em duas áreas de grande importância à formação do cidadão”. A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nanci do Carmo também participou da visita desta sexta-feira.

– Embora grande parte do público que visitou a Caravana da Ciência tenha sido formada por crianças e adolescentes das unidades de ensino da cidade, incluindo escolas municipais, o Colégio estadual América Pimenta e escolas da rede particular, o Grupo Feliz Idade e a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) foram também convidados a participar deste acontecimento. Aceitamos o convite, tendo em vista a política de valorização do idoso desenvolvida pela prefeitura no sentido de estimular a participação dos idosos em  atividades que reforcem os seus conhecimentos sobre os mais variados assuntos e tornem realidade condições para uma vida saudável em favor desta parcela da população. A experiência certamente foi muito válida para eles – declarou Flávia Paiva.

Os encontros do Grupo Feliz Idade são promovidos duas vezes por mês, a cada 15 dias, nas instalações do CRAS do Centro, sob o acompanhamento direto da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Os idosos participam de rodas de conversas a respeito de assuntos diversos e importantes ao seu dia a dia, entre eles, as orientações e atividades nas áreas de assistência social, cultura, saúde, educação e esportes.

Comments are closed.