Finados: Prefeitura reforça limpeza do cemitério municipal

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, a Prefeitura de Quatis mobilizou esta semana uma equipe formada por dez operários para reforçar os trabalhos de limpeza no Cemitério de Quatis (foto), que se localiza no bairro Bondarowsky, próximo ao Centro Administrativo do Município. Em razão do Dia de Finados, que será celebrado neste sábado, 02 de novembro, já estão sendo intensificados no local os serviços de capina, roçada, varrição e retirada de entulhos. Pelo planejamento da Secretaria de Obras, os serviços no cemitério deverão se prolongar até a sexta-feira, dia 01º.

Além de intensificar a retirada de detritos do cemitério, tanto no lado externo, quando nas dependências internas, a prefeitura vem realizando também serviços de pintura na capela mortuária da cidade, cuja localização fica na entrada do local. O titular da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos da Prefeitura de Quatis, Cézar Salazar, salientou a importância do reforço da limpeza no cemitério municipal, “devido ao período da chuva, pois o acúmulo de lixo agrava ainda mais os riscos de transtornos, principalmente a proliferação de insetos e outros animais causadores de doenças”.

– Ao longo do ano, a limpeza do Cemitério Municipal é feita de forma permanente, mas no período de Finados intensificamos os serviços porque, entre outras razões, a movimentação de pessoas no local normalmente é muito maior do que no decorrer dos outros meses. Por outro lado, pedimos à população que faça sua parte, evitando deixar lixo espalhado pelo cemitério e as suas imediações. A limpeza não significa uma medida voltada apenas para manter o bom aspecto do cemitério, mas trata-se, acima de tudo, de um procedimento essencial à preservação da saúde pública – declarou Cézar Salazar.

O secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos reafirmou que as operações de limpeza urbana vêm sendo reforçadas em todos os bairros da área urbana a partir do final de setembro, “justamente por causa da chegada da época em que as chuvas fortes são mais frequentes (outubro a março)”. Segundo Cézar Salazar, só no período de 01 a 25 de outubro, a prefeitura já retirou mais de 70 caminhões de entulho em diversos bairros da área urbana, entre eles, Nossa Senhora do Rosário, Loteamento Alto Paraíso, Centro, São Benedito, Jardim Pollastri, Mirandópolis, Bondarowsky, Biquinha, Água Espalhada, Pilotos e a comunidade rural de Joaquim Leite.

– A Prefeitura de Quatis continua fazendo sua parte com o objetivo de manter as novas vias urbanas limpas. De outubro a março, a limpeza das ruas, avenidas e praças se torna ainda mais necessária para evitar a obstrução da rede de águas pluviais e da rede coletora de esgoto, além de impedir o lançamento de detritos nos mananciais da cidade. Todos nós sabemos das consequências do lançamento de lixo nos bueiros e nos rios, sendo a principal delas, a ocorrência de inundações, alagamentos e até transbordamentos – conclui o secretário de Obras.

 

 

 

 

Comentários do Facebook

Comments are closed.

Skip to content