Exposição em praça pública destaca oficina de brinquedos confeccionados com materiais recicláveis

Reconhecido há dois anos, através de uma moção concedida pelo Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba Sul, durante o II Concurso de Projetos de Boas Práticas Ambientais, o projeto da “Oficina Rebrincar” foi apresentado novamente à população da cidade, por meio de uma exposição realizada neste fim de semana (foto), na Praça Teixeira Brandão, durante as comemorações pelo aniversário do Município. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Quatis, via Secretaria Municipal de Meio Ambiental.
Criado na primeira gestão do prefeito Bruno de Souza – MDB (20132016), o projeto “Oficina Rebrincar” tem como propostas orientar os moradores com relação ao descarte correto de materiais recicláveis, promover o reaproveitamento desses materiais e ampliar a consciência ambiental da população em favor da coleta seletiva enquanto caminho fundamental à preservação do meio ambiente.
Desde quando foi implantado, o projeto já resultou na confecção de mais de 300 peças de brinquedos e objetos para decoração, feitos a partir de garrafas pet, tampinhas de garrafa, embalagens de leite em caixa, papel, papelão e outros resíduos. Inicialmente, a oficina começou a confeccionar as peças nas próprias instalações da Secretaria de Meio Ambiente do Município, que funciona no primeiro andar do Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis. Desde o ano passado, o projeto está sendo levado para as escolas, praças e comunidade visando ampliar o número de pessoas alcançadas pela iniciativa.
– Nas ações realizadas junto aos moradores e aos segmentos organizados da sociedade, reforçamos o quanto a coleta seletiva de materiais recicláveis é primordial para garantir as condições de vida saudável à população, a preservação das nossas riquezas naturais e a geração de renda, no caso dos trabalhadores que atuam no recolhimento e no reaproveitamento dos materiais recicláveis. A “Oficina Rebrincar” é, sem dúvidas, um braço importante de uma das propostas principais da proposta de educação ambiental desenvolvida pela administração municipal – disse a bióloga Edna Azevedo, secretária municipal de Meio Ambiente.
Em junho passado, durante as comemorações pelo Mês do Meio Ambiente, a “Oficina Rebrincar” foi realizada junto aos estudantes das escolas municipais Carlos Campos de Faria (Falcão), Julieta Sampaio (Centro), Edméa Dulce de Barros Franco (Jardim Independência), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim) e Benta Pereira (Joaquim Leite).
Já a exposição deste fim de semana, na Praça Teixeira Brandão, que aconteceu na sexta-feira e no sábado, dias 22 e 23 de novembro, o evento teve a participação de agentes do grupamento ambiental instituído a partir do final do ano passado, por meio de uma ação conjunta entre a Guarda Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente do Município.

Comentários do Facebook

Comments are closed.