Corporação Nossa Senhora do Rosário realiza apresentação de Natal neste sábado, em Quatis

Formada atualmente por 55 componentes, 25 dos quais são alunos da sua escola de pífaro, a Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário realiza neste sábado, dia 30 de novembro, a partir das 19 horas, uma apresentação especial na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Quatis. A apresentação vai abrir antecipadamente as festividades do Natal na cidade. O evento é aberto à participação de toda e qualquer pessoa. Na foto, a banda numa de suas apresentações, na Praça Teixeira Brandão.
Normalmente, segundo o presidente da banda, Rômulo Ferreira de Carvalho, “a corporação faz sua apresentação de natal na igreja matriz a partir do dia 10 de dezembro, mas este ano o evento foi antecipado”. Com isso, de acordo ainda com Rômulo de Carvalho, “o clima natalino vai predominar com quase um mês de antecedência no Município”. A exemplo do que ocorreu nos anos anteriores, a entrada ao público será de graça.
Em março do ano passado, quando completou meio século de existência, a Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário teve retomado o convênio com a Prefeitura de Quatis, através do qual a instituição voltou a ser apoiada financeiramente pela administração municipal, via Secretaria de Cultura e Turismo do Município. O prefeito Bruno de Souza (MDB) reafirma a importância história da banda “para a preservação da história, dos costumes e das tradições do povo quatiense”.
Os ensaios da Corporação Musical de Nossa Senhora do Rosário continuam ocorrendo sempre nas manhãs de sábado, em dois locais. Na Loja Maçônica Lealdade e Brito, que se localiza no bairro Jardim Pollastri, as aulas são ministradas de 8h30m ao meio-dia. Já na capela de Santo Antônio, no Centro, os ensaios se destinam ao aprendizado de pífaro (flauta). Neste caso, as aulas ocorrem de 8h30m às 10h30m. Vinte alunos de pífaro se encontram inscritos atualmente neste projeto de formação musical.
– Hoje, temos componentes de praticamente todas as faixas etárias na corporação, desde as crianças aos idosos. O membro mais novo, por exemplo, está com sete anos de idade e o mais idoso passa dos 80. Qualquer pessoa interessada em fazer parte da banda pode nos procurar nos dias, horários e locais dos ensaios – declarou o presidente da Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário, acrescentando que, dos atuais membros da banda, a grande maioria é de Quatis, mas existem componentes também de Passa Vinte (Minas Gerais), Barra Mansa e Volta Redonda, ambas situadas no sul fluminense.

Comentários do Facebook

Comments are closed.