Conselho Tutelar: eleitores poderão marcar apenas o nome de um candidato na cédula de votação

Pelo menos 60 pessoas, entre servidores públicos municipais e membros da comissão organizadora do pleito, além de uma promotora do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, vão ser mobilizadas para a eleição que vai escolher os novos conselheiros tutelares de Quatis. A eleição acontece neste domingo, dia 06, de 8 às 17 horas, em quatro locais de votação, dois deles na zona urbana (Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias e CIEP Municipalizado do bairro Nossa Senhora do Rosário) e os outros na área rural (Escolas Municipais Carlos Campos de Faria, em Falcão, e Anésia Alves de Oliveira, no distrito de São Joaquim).

Dezessete candidatos disputarão as dez vagas para conselheiros tutelares, sendo cinco titulares e cinco suplentes. A eleição será direta, tendo direito a voto qualquer cidadão cadastrado pela justiça eleitoral na circunscrição do Município de Quatis. Para votar, basta apresentar o título de eleitor e um documento de identificação com fotografia. A apuração dos votos será realizada logo após o encerramento do pleito, na Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias (Centro). Os conselheiros eleitos, tanto os titulares, quanto os suplentes, vão cumprir o mandado no quadriênio 2020-2023. Cada eleitor poderá votar em apenas um candidato.

Em reuniões realizadas na manhã desta quarta-feira, 02, no auditório da prefeitura, com os candidatos e os servidores municipais que trabalharão na eleição de domingo, a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Flávia Paiva, alertou que “é totalmente proibida a realização de boca de urna durante o período de realização da votação, assim como também está proibido o transporte de eleitores”. A eleição em Quatis será fiscalizada por uma promotora de justiça. O prazo destinado à propaganda dos candidatos junto aos eleitores termina nesta quinta-feira, 03 de outubro.

Entre os funcionários que trabalharão na eleição como mesários, presidentes de seções e fiscais, estão servidores das seguintes secretarias municipais: Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; Saúde; Assistência Social e Direitos Humanos; Cultura e Lazer; Finanças e de Administração. Todos deverão estar no domingo, às sete horas, no prédio da prefeitura, de onde serão transportados para os locais de votação sob a coordenação do CMDCA, entidade organizadora do pleito.

– É importante ressaltar que os eleitores só poderão votar em apenas um candidato. A lista com a relação de todos os 17 candidatos estará afixada em cada seção eleitoral – declarou a presidente do CMDCA, Flávia Paiva, acrescentando que todas as seções eleitorais de Quatis foram agrupadas nas quatro escolas definidas para receberem os eleitores no domingo.

A comissão organizadora distribuiu as seções eleitorais para a escolha do novo conselho tutelar de Quatis da seguinte forma: Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias – Centro (seções números 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 133, 139, 149 e 154); CIEP Marciana Machado De Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário (seções números 96, 123, 125, 136, 146 e 153); e Escola Municipal Anésia Alves de Oliveira – distrito de São Joaquim (seções números 92 e 93), além da Escola Municipal Carlos Campos de Faria – distrito de Falcão (seções 94 e 95).

Já os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar que concorrerão ao voto dos eleitores de Quatis, são:

*Rosa Maria Fonseca Oliveira (número 11);

*Edlena Santos Catete (número 12);

*Francisca Josilene da Silva (número 13);

*Aline das Graças Nogueira (número 14);

*Ana Paula Eduardo (número 15);

*Ana Cláudia Ferreira de Souza (número 16);

*Maria da Conceição Braga Duarte de Vargas (número 17);

*Marcela Cambraia Gomes (número 18);

*Graciela Aparecida dos Santos (número 19);

*Hediney Aparecida Gonçalves da Costa (número 20);

*Dary Tarcísio de Lima (número 21);

*Vanderléia da Silva Santos (número 22);

*Lúcia Helena Silva Canil (número 23);

*Jaine de Souza Araújo (número 24);

*Camila Rodrigues Corradi de Menezes (número 25);

*Roseli da Silva Guedes (número 27);

*Jorcelaine Rodrigues dos Santos Silva (número 28).

Comments are closed.