Carteira de Trabalho Digital volta a ser emitida pela Prefeitura de Quatis

Residente em Falcão,
distrito da zona rural de Quatis, e aluno do ensino médio matriculado no
Colégio estadual Américo Pimenta (Centro), Marcos Vinícius Martins (foto), de
17 anos, foi o primeiro a solicitar da carteira de trabalho digital na
Secretaria de Trabalho e Renda do Município, cuja emissão voltou a ser feita
pela prefeitura, na manhã desta terça-feira, dia 03 de janeiro, através de um
convênio com a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego,
que se localiza em Volta Redonda.

A
retomada do serviço pela Prefeitura de Quatis visa agilizar o atendimento aos
trabalhadores e evitar que eles tenham gastos com passagens de ônibus para os
municípios da região em busca da carteira. Titular da Secretaria Municipal de
Trabalho e Renda, Vinícius Lima explica que o prazo para a retirada do
documento é de 15 dias úteis após o preenchimento dos dados do requerente. A
entrega só pode ser feita pessoalmente, ao próprio trabalhador, nas instalações
desta secretaria, que funciona no segundo andar do prédio da Prefeitura de
Quatis, no bairro Bondarowsky.

Em
Quatis, o documento poderá ser solicitado de segunda a sexta-feira, de 8 às 17
horas, sem intervalo para o almoço, mediante a apresentação dos seguintes
documentos (todos originais): carteira de identidade, CPF, certidão de
nascimento ou de casamento, comprovante de residência com o número do
respectivo CEP (Código de Endereçamento Postal), além do boletim de ocorrência
(se a carteira anterior tiver sido extraviada). As fotografias são produzidas
na própria Secretaria de Trabalho e Renda do Município.


Se o morador de Quatis tivesse que ir de ônibus a Resende, por exemplo, ele
teria uma despesa de R$ 14,50 para requerer a carteira de trabalho. No caso de
se dirigir a Barra Mansa, o gasto com passagem de ônibus seria de R$ 16,10 só
para solicitar o documento. Como a carteira precisa ser entregue pessoalmente,
o requerente, portanto, teria em dobro essa despesa para busca-la quando ela
ficasse pronta. Essas informações retratam com exatidão a importância do
documento voltar a ser emitido na Prefeitura de Quatis. Sabemos que os gastos
com passagens de ônibus pesam muito nas famílias de baixa renda, principalmente
no que diz respeito aos trabalhadores desempregados – declarou Vinícius Lima.

Para
atuarem na emissão da carteira de trabalho digital, os funcionários da
Secretaria Municipal de Trabalho e Renda realizaram um treinamento na
representação do Rio de Janeiro, do Ministério do Trabalho e Emprego. A emissão
do documento pela Prefeitura de Quatis tinha sido retomada no primeiro semestre
do ano passado, mas posteriormente voltou a ser paralisada em razão de um
problema técnico no sistema de emissão do próprio Ministério do Trabalho, o que
afetou a continuidade do serviço também em outras cidades fluminenses.

Podem
requerer a carteira de trabalho digital qualquer cidadão com mais de 14 anos de
idade. A criação do documento informatizado ocorreu através da portaria número
03/2015, emitida pelo próprio Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília. Entre
as vantagens que o novo sistema de emissão da carteira proporciona ao
trabalhador estão o aumento de segurança contra fraudes e a rapidez no acesso
às informações sobre a situação funcional do trabalhador, além do documento
conter todos os dados sobre as empresas nas quais o profissional esteve
empregado. Antes, normalmente os trabalhadores precisavam percorrer as firmas
empregadoras em busca dessas informações.

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